Licença Creative Commons

domingo, 3 de junho de 2007

O Senado está a um passo de aprovar um projeto de lei, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), sobrinho de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus) que incluiria as igrejas entre as beneficiárias do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Mais conhecida como "Lei Rouanet", aprovada em 1991 pelo Congresso Nacional, o Pronac permite que empresas invistam em projetos culturais até 4% do equivalente ao Imposto de Renda devido. O projeto chegou a ser aprovado em caráter terminativo na Comissão de Educação, mas um recurso para que fosse apreciado pelo plenário impediu que seguisse para a Câmara. Uma emenda apresentada pelo senador Sibá Machado (PT-AC) obrigou a volta do texto para a comissão. Ainda precisará ser votado no plenário do Senado e depois ir à Câmara. Como o projeto original fazia referência apenas a “templos”, sem especificar sua natureza, ao estender a eles os benefícios da Lei Rouanet, o senador Sibá considerou necessário acrescentar um adendo. A emenda, que teve o parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovada pela Comissão de Educação e deixa mais claro que o Pronac poderá ser usado para contemplar não só museus, bibliotecas, arquivos e entidades culturais, como também “templos de qualquer natureza ou credo religioso”. A proposta agora segue novamente para o plenário, onde alguns senadores prometem reagir contra a idéia. Está mais do que na hora de as pessoas envolvidas e/ou preocupadas com a verdadeira cultura em nosso País, reagirem e tomarem uma providência.

2 comentários:

Ci - agarro disse...

Bom... achei interessante o governo ter reconhecido a igreja(religiao) como cultura, realmente creio q ela o seja e acho q, se essa verba fosse bem direcionada poderiamos através da própria igreja estabelecer uma forte comunicacao com a massa integrando assim outras culturas... Mas para nossa infelicidade estamos voltando aos tempos onde nobreza e clero davam as maos e demoliam a economia através de fraudes e desnecessárias verbas para acabar com famílias miseráveis!!!
Q a casa de deus tenha grana para cultura e q minha cultura tenha fé para continuar...

Anderson Farias Borba disse...

E aí brother, to passando aqui pra dar uma olhada no seu blog e pra dizer q to com o meu on line agora http://andersonborba.blogspot.com

um abraço

Visitantes